David Jones: o gênio dos efeitos visuais que revolucionou a indústria cinematográfica

Conheça David Jones, o lendário artista de efeitos visuais que revolucionou a indústria cinematográfica e deixou sua marca em clássicos como Star Wars e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania

David Jones pode não ser um nome familiar para muitos, mas ele foi um dos mais importantes artistas de efeitos visuais e supervisores de todos os tempos. Com uma carreira que inclui trabalhos em clássicos como Star Wars, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Batman Returns, Alien 3, Starship Troopers, The Hunt For Red October, Cliffhanger e Air Force One, entre muitos outros, Jones foi responsável por muitos dos avanços que vemos no cinema moderno de grande sucesso.

Infelizmente, Jones faleceu em 8 de abril de 2022 após uma batalha contra o câncer. Seu último trabalho foi em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que certamente é uma das parcelas mais visualmente impressionantes do Universo Cinematográfico da Marvel até agora. Enquanto as duas entradas anteriores da trilogia de Peyton Reed foram prejudicadas por sua insipidez visual, o terceiro filme abandona o ambiente tátil da cidade de Nova York para uma aventura cósmica surrealista no Reino Quântico que traça paralelos visuais com clássicos da ficção científica como Star Wars e Viagem Fantástica.

Jones revolucionou a indústria cinematográfica ao trabalhar na produção original de Star Wars, que exigiu que a equipe literalmente inventasse novas tecnologias para dar vida às sequências espaciais e aos ambientes deslumbrantes. A vitória do filme no Oscar de Melhores Efeitos Visuais pode ter sido entregue aos supervisores, mas é compartilhada com artistas incansáveis ​​como Jones, que supervisionam as produções diariamente. É uma prova do poder de permanência da versão original que, apesar das revisões com imagens geradas por computador que Lucas adicionou nas controversas “Edições Especiais” de 1997 da trilogia original, os fãs ainda preferem as versões originais dos três filmes.

No mesmo ano de Star Wars, Jones também estava trabalhando em outro clássico de ficção científica que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais com Contatos Imediatos de Terceiro Grau de Steven Spielberg. O trabalho posterior de Jones continuou a apresentar inovações em uma ampla variedade de gêneros, e ele foi indicado ao Emmy Award por Space: Above and Beyond.

Como um veterano de carreira, Jones deixou um legado duradouro na indústria cinematográfica, e sua influência pode ser vista em muitos dos filmes de grande sucesso que vemos hoje. É um testemunho de sua habilidade e dedicação que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania tenha sido dedicado a ele após sua morte, juntando-se a outros artistas lendários do MCU, como Stan Lee e Chadwick Boseman. Jones é e será sempre lembrado como um verdadeiro gênio dos efeitos visuais, que ajudou a revolucionar a indústria cinematográfica com sua criatividade e inovação.

Fonte: Collider

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *